Camisa 10- Tudo sobre esporte



A Tocha Olímpica chega a Salvador

24, de Maio, de 2016
Atualizado, às 12h

Por: Tainan Mendes




A espera acabou. Após passar por 19 cidades baianas, a tocha olímpica chega hoje (24, de maio, de 2016) a Salvador. 153 pessoas terão a honra de conduzir o símbolo olímpico, durante os 38km de percurso.

O trajeto será dividido em 3 trechos, devidamente denominadas de: “Histórico”, ” Litorâneo” e “Celebração”.


Primeiro trecho- Histórico:

A passagem da Tocha Olímpica durante a primeira parte do percurso provocará a interdição progressiva do tráfego, a partir das 9h30, do Pelourinho ao Largo do Bonfim.


O trajeto inicia-se na Casa de Jorge pela Rua Alfredo de Brito, passa pela Rua das Portas do Carmo, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia. A Tocha descerá pelo Elevador Lacerda de rapel. Ao chegar no Mercado Modelo passará pela Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Av. Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Fernandes Vieira, Rua José Martins Tourinho, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Luiz Tarquinio, Largo da Boa Viagem, Rua da Boa Viagem, Rua Rio São Francisco, entre a Rua Boa Viagem e a Rua Rio Paraguaçu, Rua Rio Paraguaçu, Rua da Imperatriz, Baixa do Bonfim, Ladeira do Bonfim, até o Largo do Bonfim.

Segundo trecho- Litorâneo:

A segunda etapa do percurso promoverá bloqueio progressivo do tráfego, a partir das 13h30, da Av. Luiz Viana Filho (Paralela) ao bairro da Pituba.


A tocha segue a via marginal à Av. Luiz Viana Filho (Paralela), no sentido aeroporto, com saída nas proximidades da Loja Ferreira Costa, seguindo pela Av. Orlando Gomes, Av. Octávio Mangabeira, Rua Carimbamba, Av. Octávio Mangabeira, Rua Fernando Menezes de Góes, até a Av. Manoel Dias da Silva, onde tomará apenas duas faixas à esquerda até a Rua Goiás. Nesse trecho da Av. Manoel Dias, o tráfego estará liberado nas duas faixas da direita. A partir da Rua Goiás, os veículos desviarão para a Rua Amazonas, retornando à Manoel Dias pela Rua Maranhão.

Terceiro trecho- Celebração:

A terceira e última etapa do percurso interditará progressivamente o tráfego, a partir das 17h30, do Dique do Tororó ao Farol da Barra.


As vias interditadas serão a Av. Presidente Costa e Silva (Dique do Tororó), com saída nas imediações da Arena Fonte Nova, Praça Dr. João Mangabeira, Av. Centenário, Rua Airosa Galvão, até o Farol da Barra, onde ficará a Praça de Celebração.

À noite, após a chegada do símbolo olímpico na Barra, acontecerá shows artísticos das 19h às 23h30, na Praça de Celebração, no Farol da Barra. Se apresentarão a cantora Daniela Mercury, as bandas Jamil e Jota Quest, além do cantor Thiaguinho.
Em virtude da festividade, ficou proibido o estacionamento de veículos das 5h de hoje (24, de maio, de 2016), às 2h do dia seguinte na Rua Marquês de Caravelas, entre a Av. Oceânica e a Av. Almirante Marques de Leão, e na Rua Airosa Galvão. A circulação de veículos e estacionamento serão proibidos também na Av. Sete de Setembro, entre a Rua Afonso Celso e o Largo do Farol e na Av. Oceânica, do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira.






O mar não está para Peixe, Robinho é do Galo.

Salvador, 11 de Fevereiro, de 2016
Por: Tainan Mendes

Divulgação/ Internet

Após uma longa novela e muita expectativa, o atacante Robinho, de 32 anos, surpreendeu a todos ao não acertar seu retorno ao futebol brasileiro com seu clube de coração. Quando todos esperavam que o “Rei das pedaladas” retornasse ao Santos, ele assinou com o Atlético Mineiro por duas temporadas, com opção de renovação de mais uma temporada.

Robinho nunca escondeu de ninguém seu amor pelo Santos, e seu retorno a Vila Belmiro era dado como certo, porem as partes não entraram em acordo com relação as bases salariais do atleta.

Robinho, chega ao Galo para reforçar a equipe na campanha da Taça Libertadores da América, com status de principal reforço da temporada.


A expectativa da massa atleticano é grande, mas Robinho ainda não tem previsão de estreia.

O "Brocador" é tricolor
Salvador, 23 de Dezembro, de 2015


Por: Tainan Mendes


O atacante, Hernane “Brocador”, foi apresentado hoje como novo reforço do Bahia para temporada 2016. Aos 29 anos, após uma temporada irregular, chega para suprir uma possível saída do principal jogador da equipe, Kieza.



O “Brocador” estava defendendo o Sport, mas no Rubro-Negro da Ilha do Retiro não conseguiu uma sequência como titular. Ficando na reserva para André em ótima fase.
Como bom baiano, Hernane brinca com seu apelo:
“Lugar certo, com apelido certo”

Hernane  chega ao Bahia para disputa da Serie B do Brasileirão e ajudar a colocar o tricolor novamente na elite do futebol brasileiro.



Acabou a espera
Salvador, 23 de Dezembro, de 2015

Por: Tainan Mendes




O São Paulo apresentou oficialmente, na manhã de hoje seu treinador para temporada 2016. Edgardo Bauza- “Patón”, argentino, 57 anos, chega com status de bicampeão da Taça Libertadores. 2008 com a LDU e o San Lorenzo em 2014.

O clube buscava um treinador desde a saída de Doriva. Assim como em outras oportunidades, o coordenador técnico, Milton Cruz, assumiu a equipe nas rodadas finais do Brasileirão 2015. Neste período, nomes consagrados como, Levir Culpi, Abel Braga e Jorge Sampaoli foram especulados.

Empolgado, “Patón”, enxerga a oportunidade de trabalhar no São Paulo como o maior desafio da sua carreira de treinador:

- É um orgulho poder estar em um clube como o São Paulo e ter a responsabilidade de poder dirigi-lo. Esse é o maior desafio da minha carreira.


Edgardo Bauza tem contrato com o tricolor paulista até dezembro de 2016. Comandará a equipe no Paulistão, Copa do Brasil, Brasileirão e na Taça Libertadores, prioridade da temporada.



Mas, ja?
Salvador, 09 de Novembro, de 2015


Por: Tainan Mendes


O tropeço do São Paulo diante do Cruzeiro, domingo (09/10), no Mineirão, em Belo Horizonte culminou na demissão do técnico Doriva. O auxiliar Milton Cruz assumira o comando da equipe nesta reta final do Brasileirão.



O clube confirmou a informação num comunicado divulgado em sua conta oficial no Twitter:
O São Paulo FC comunica que Doriva deixa o comando técnico da equipe profissional.

Doriva chegou ao São Pulo, no dia 5 de outubro, em substituição ao técnico Juan Carlos Osorio, que assumiu a seleção do México.

Em pouco mais de um mês sob o comando técnico do Tricolor paulista, o treinador sou somou 7 partidas: 2 vitorias, 1 empate e 4 derrotas. Aproveitamento de 33,3%.



Entrou para a historia
Salvador, 06, de Agosto, de 2015

Por: Tainan Mendes


A pernambucana, de 24 anos, Etiene Medeiros continua a fazer história na natação. A nadadora foi medalha de pata na prova dos 50m costas, no Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan. Com a conquista se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha em piscina olímpica, com um tempo excepcional, 27s11.

Etiene Medeiro- Divulgação: Internet

Além da inédita prata, Etiiene já havia feito história ao ser a primeira brasileira a quebrar um recorde mundial, primeira a ganhar ouro em um Mundial (Mundial de piscina curta, em Doha) e o primeiro ouro feminino em Pan-Americano. Todos os feitos nos 50m costas.

Confira a lista completa das medalhas conquistadas pelo Brasil no Mundial de Maratonas Aquáticas de Kazan:
Maratona AquáticaOuro - Ana Marcela Cunha - 25km
Prata – Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho - prova de equipe 5km
Bronze – Ana Marcela Cunha – 10km

Natação
Prata - Nicholas Santos - 50m Borboleta
Prata - Thiago Pereira - 200m Medley
Prata - Etiene Medeiros - 50m Costa





Internacional demite Diego Aguirre
Salvador, 06, de Agosto, de 2015


Por: TainanMendes


O que para muitos parecia claro após a fatídica eliminação da Copa Libertadores da América para o Tigres do México, se tornou surpresa hoje, às vésperas de um Gre-Nal. Diego Aguirre não é mais treinador do Internacional. O uruguaio foi demitido na manhã de hoje (06/07/2015). Inclusive já se despediu dos jogadores e funcionários do clube. 

Sob o comando do colorado, Aguirre fez 48 jogos, com 24 vitória, 15 empates e 9 derrotas. Aproveitamento de 60,04%. Nesse período, o treinador conduziu a equipe ao título do Campeonato Gaúcho, mas fracassou no principal objetivo do ano ao ser eliminado na semi-final da Libertadores. Atualmente o Internacional ocupa a 10ª posição no Brasileirão. 

O auxiliar técnico Odair Hellmann comandará a equipe interinamente, até a chegada de um novo comandante.



Você aprova ou não a saída de Aguirre- Divulgação Internet





Orgulho da Bahia
Salvador, 15, de dezembro, de 2014

Por: Tainan Mendes

Divulgação: Internet


Se no futebol os representantes baianos na elite do campeonato Brasileiro decepcionaram, nas águas o desfecho final foi bem diferente. Os baianos Allan do Carmo e Ana Marcela, conquistaram ontem (14/12/2014), na Praia de Copacabana o titulo de Rei e Rainha do Mar.
Allan e Ana são os atuais campeões mundiais de maratona aquática, em suas respectivas categorias. Mas engana-se quem pensa que foi tarefa fácil conquistar a coroa.
Em um percurso de 3km, com 6 voltas de 500m, dividas em 450m no mar e 50 na areia, a dupla baiana começou na liderança. No decorrer da prova alternou o primeiro lugar com a dupla americana Chip e Stephanie Peacok e a dupla também brasileira Samuel de Bona e Betina Lorscheitter. De Bona carregava o peso de ser o atual campeão. Ao fim da penúltima volta Allan e Marcela estavam em terceiro lugar. Em um final de prova emocionante, o baiano retomou a liderança nos metros finais, ao correr lado a lado com o americano Chip, que ficou em segundo, seguido por De Bona.
Completaram a prova,  Valerio Cleri e Alicia Franco, da Itália, Thomas Lurz e Sarah Bosslet, da Alemanha, Damian Blaum e Esther Nunez, da Espanha, e Guilermo Bertola e Flor Mazzei, da Argentina, respectivamente.


Eurico Miranda: O retorno.
Salvador, 19, de novembro de 2014.
Por: Tainan Mendes

Eurico Miranda- Divulgação internet
“Amado e odiado na mesma proporção.” Esse é Eurico Ângelo de Oliveira Miranda- um dos dirigentes mais polêmicos da historia do Clube de Regatas Vasco da Gama e do futebol brasileiro. Na ultima semana o cartola venceu pela quarta vez um pleito presidencial no Vasco. E hoje, 1911/2014, teve seu retorno ao cargo mais importante do gigante da colina oficializado.



Em uma eleição com recorde de votos, a chapa “Volta, vasco ! Volta, Eurico!”, obteve mais votos que os outros dois candidatos juntos. Julio Brant, candidato apoiado por Edmundo, um dos maiores ídolos da historia do clube ficou em segundo, seguido por Roberto Monteiro, em terceiro. Após o resultado, Edmundo declarou que nas próximas eleições voltará como candidato à presidência do cruz-maltino.

Eurico iniciou sua vida política no Vasco em 1967, quando foi nomeado Diretor de Cadastro. Passou a ganhar força política em 1980 ao repatriar Roberto Dinamite ( maior ídolo da historia do clube) do Barcelona, assim o impediu de ser contratado pelo Flamengo, seu maior rival. Com prestigio, candidatou-se a Presidência em 1982 e 1986. Em ambas foi derrotado por Antonio Soares Calçada. Porém no mesmo ano de 1986, assumiu a vice-presidência, dando inicio a umas das eras mais vitoriosas e polêmicas da historia do vasco. Neste período, além das inúmeras confusões, foram conquistados seis Cariocas (1987, 1988, 1992, 1993, 1994 e 1998), três Brasileiros (1989, 1997 e 2000), uma Libertadores (1998), um Rio São-Paulo (1999) e uma Mercosul (2000).
Time campeão da Libertadores 1998-- Divulgação Internet

Em 2002, o cartola sucedeu Calçada e realizou o sonho de assumir a presidência do clube. Enquanto Presidente conquistou apenas o Carioca de 2003. Permaneceu no cargo até 2008, quando foi substituído por Roberto Dinamite. Curiosamente, esse ano a situação se inverteu.

Aos 70 anos, Eurico Miranda, assume a presidência no dia 1 de dezembro.


Dirigentes da Confederação Alemã de Futebol visitaram a Associação Cidade da Criança

Salvador, 14 de Junho, de 2014
Atualizado em 26, de Junho, de 2014


Por: Tainan Mendes


A Associação Cidade da Criança (ACC) recebeu no dia 14/06, em sua sede, localizada no Município de Simões Filho, dirigentes da Confederação Alemã de Futebol (DFB). O encontro foi fruto de uma parceria da ACC com a Kinder Missionweker, obra de assistência à infância da Igreja Católica, na Alemanha.



Ivonita Alves, Presidente  da Associação Cidade da Criança ressaltou a importância da parceria:
“Essas parcerias são sempre importantes, estreitam as  relações. Esses eventos são experiências únicas, trazem uma nova perspectiva de futuro para os nossos jovens... “


Em clima descontraído, já parecendo prever uma classificação tranquila da Alemanha para as oitavas de final da Copa do Mundo, no Brasil, os dirigentes conheceram as instalações da Associação Cidade da Criança, visitaram seus projetos, proporcionando um contato direto com os jovens e adultos matriculados nos diversos projetos desenvolvidos pela instituição baiana. Futsal, Natação, Teatro, Culinária e Jovem Aprendiz (Auxiliar Administrativo), são alguns dos cursos oferecidos.  O encontro ainda contou com competição de natação, apresentação teatral, partida de futebol, e muito mais. Tudo protagonizado pelos alunos da ACC. 

Impressionado, o Tesoureiro da DFB e Deputado Federal na Alemanha, Reinhard Grindel, elogiou a iniciativa da ACC  e garantiu voltar futuramente, classificando-a como fantástica : "Certamente pretendo voltar mais vezes. A iniciativa foi algo fantástico... Estou impressionado!”

Além de Reinhard Grindel, marcaram presença o  Vice Presidente da Confederação Alemã de Futebol (DFB), Rainer Koch; Peter Peters, Vice Presidente da Confederação Alemã de Futebol Profissional; entre outros.  Além de Britta Heidemann, campeã olímpica de esgrima. Autoridades local também estiveram presente.

A imprensa alemã compareceu em peso: SKY Deutschland, Der Spiegel, Sport-Informations-Dienst, Deutsche Presse-Agentur, Getty Images e ARD/ZDF, registraram todos os detalhes. A imprensa local também marcou presença : Comunicação Interativa.com, Radio Simões Filho FM, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Simões Filho e  o Jornal A Tarde foram os representantes. O programa Bate Bola Baiano, da Radio FM, de Salvador que está fazendo cobertura da Copa do Mundo, repercutiu o encontro.

A Alemanha se classificou em 1º do Grupo G, com 7 pontos: uma goleada sobre Portugal, um empate diante de Gana e no jogo decisivo garantiu a classificação e a liderança do grupo ao vencer os EUA. Nas oitavas de final o adversário será a Argélia, no dia 30/06, às 17h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.



Um ídolo na história


Salvador, 07 de Junho, de 2014


Por: Tainan Mendes




 Morre em Goiás aos 36 anos , em acidente de helicóptero, na madrugada deste sábado, o ex-atacante, ídolo do Internacional e do Goiás, Fernandão.  O ex-jogador estava acompanhado de mais 4 pessoas, todos morreram no local do acidente.
Com destino a capital, localizada a 315km de distância, Fernando Lúcio da Costa voltava de sua casa em Aruanã, cidade do interior de Goiás. Segundo a Polícia Civil, a aeronave levantou voo da fazenda que pertencia ao ex-atacante por volta de 1h e foi encontrada sobre um banco de areia (uma pequena praia de água doce), às margens do rio Araguaia, 15km do centro de Aruanã. Fernandão chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas não resistiu e faleceu pouco depois. 
Além do  ídolo da torcida colorada e esmeraldina, estavam no helicóptero e não resistiram:Edmilson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton Ananias.
Fernandão, nasceu em Goiana, e foi revelado pelo Goiás, onde fez história e se tornou um dos seus maiores ídolos. Além do Goiás, é considerado pela torcida do Internacional o maior ídolo da História recente do clube, e um dos maiores de todos os tempos. Pelo clube gaúcho, o ex-jogador, foi o grande líder da conquista da Libertadores e do Inédito Mundial de clubes, em Dubai, ao vencer o Barcelona, por 1x0, com gol de Adriano Gabiru, ambos em 2006.
Além de Goiás e Internacional, Fernandão, jogou pelo franceses Olympique de Marselha e Toulouse, o Al-Gharafa, do Catar, e o São Paulo, onde se aposentou em 2006. Após a aposentadoria, se tornou dirigente e na sequência técnico do Internacional.
Em 2014, o ídolo colorado foi um dos Mestres de Cerimônia, da reabertura do Beira-Rio.

Sensação, Atlético de Madrid se supera e entra para historia ao derrotar o Barcelona


Salvador, 09 de abril de 2014


Por: Tainan Mendes
Após o Real Madrid garantir sua classificação para as semifinais da Champions Ligue, ontem, terça-feira (08/04), a cidade de Madrid tem mais uma razão para comemorar:  Mesmo sem seu  artilheiro e principal jogador, Diego Costa, que se encontra no departamento medico,  o Atlético de Madrid, venceu o Barcelona nesta quarta-feira (09/04), e será presença garantida na próxima fase da liga..
Com Messi apagado e uma equipe completamente apática, irreconhecível em campo, o  Barcelona fica mais uma vez pelo caminho. Detalhe é que dessa vez, após seis anos consecutivos chegando as semifinais, a equipe catalã para nas quartas de final da Champions Ligue, algo inimaginável até o momento...  Por outro lado essa é a primeira vez que o Atlético de Madrid chega a semifinal da Liga no seu atual formato, criado na temporada 1992/1993.
Além das equipes de Madrid, Chelsea e Bayem de Monique são os outros semifinalistas.
Confira todos os resultados da rodada:

Borussia Dortmund 2x0 Real Madrid
Chelsea 2x0 PSG
Bayen de Monique 3x1 Manchester United
Atlético de Madrid 1x0 Barcelona
 Brasileiros decepcionam na Libertadores


Salvador,  09 de abril de 2014
Atualizado em 11 de abril de 2014









Por: Tainan Mendes

O Atlético-PR, se despediu da Copa Libertadores da America, ainda na primeira fase da competição após  derrota para o The Strongest, da Bolivia, na noite de terça-feira(0804), por 2x1. A boa noticia fica por conta de Adriano. O “Imperador”, marcou seu primeiro gol desde a sua volta aos gramados. O último gol marcado pelo atacante foi no dia 25/02/2012, quando ainda atuava pelo Corinthians.
kkkkkk.jpg Ao todo, o Brasil  teve 6 representantes na competição : Atlético- PR, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Atlético-MG



Fique por dentro da situação das outras 5 equipes brasileiras na libertadores:


Flamengo:  O rubro negro carioca precisava vencer  o Léon, no Maracanã, com apoio da torcida, mas decepcionou e foi eliminado precocemente.


Botafogo: Se  vencesse  o San Lorenzo, e o Uniôm Española vencer o Independiente Del Valle, a equipe da estrela solitária se classifica como primeiro  colocado do Grupo 2. Em caso de empate, se classificaria como segundo, mas com a  derrota na argentina, foi outro a decepcionar e ser eliminado, de forma vergonhosa.


Cruzeiro: A equipe mineira era a que se encontrava em situação  mais complicada. Não bastava  apenas vencer  o Real Garcilaso,  tinha que vencer por 3 gols de diferença e ainda assim se classificaria como segundo do Grupo 5.  Mas, diferentemente de Atlético-PR, Flamengo e Botafogo, o Cruzeiro fez a sua parte e goleou o Real Garcilaso.
Depois de uma classificação emocionante, a Repousa terá pela frente o Cerro Porteño, nas oitavas de final.


Grêmio: A equipe gaucha se encontrava em situação confortável. Com 11 pontos, era o líder do grupo 6. Bastava empatar com Nacional que garante sua classificação, e  vencer para ficar com uma das melhores campanhas da fase de grupos. E o tricolor não decepcionou, venceu o Nacional pelo placar de 1x0 e garantiu a segunda melhor campanha da fase de grupos.
Nas oitavas de final, o Grêmio  enfrentará o San Lorenzo.


Atlético- MG: O galo já entrou em campo classificado. Um empate contra o Zamora era o suficiente para se classificar como primeiro do grupo 4. Em caso de derrota, os mineiros se classificariam em segundo, perdendo a liderança para o próprio Zamora. Jogando com a classificação garantido e o apoio da torcida, o Atlético venceu o Zamora por 1x0, gol  do artilheiro Jô. Com a derrota, a equipe venezuelana deu adeus a competição Sul-Americana.
O duelo do galo nas oitavas de final será contra o Nacional de Medellin.



 Os atrasos nas obras para a Copa 
e as prioridades do Brasil


Salvador, 10 de fevereiro de 2014.
Por: Yuri Pastori


Joseph Blatter, presidente da FIFA, no começo deste ano, declarou que o Brasil é o país com mais atrasos registrados desde que ele está na entidade, dentre os países que já sediaram a Copa do Mundo. Os atrasos foram constatados com as visitas do ministro da Aviação, Moreira Franco e pelo secretário geral da FIFA Jérome Valcke, aos aeroportos de Salvador e Fortaleza e à Arena da Baixada, em Curitiba, um dos estádios sede da Copa. Ambos registraram as suas preocupações com a lentidão das obras. Assim, o Brasil começa a ser questionado sobre sua capacidade de abrigar o grande evento do futebol mundial e a população indaga os governantes, se sediar os jogos era nossa prioridade.

Moreira Franco em visita a capital baiana, no  dia 20 de janeiro, reconheceu atraso nas obras do aeroporto de Salvador. Uma nova etapa da ampliação foi suspensa, pois não ficaria pronta até a Copa e também para evitar transtornos aos turistas e passageiros. Outros aeroportos brasileiros vistoriados pelo ministro como o de Fortaleza também preocupam.
Valcke, no  dia 22 de janeiro, visitou a Arena da Baixada e constatou lentidão nas obras. Isto tem exigido gastos extras do governo na corrida contra o tempo para que as arenas fiquem prontas antes dos jogos ds mundial.  Em uma das visitas aos estádios , o ex-jogador Bebeto, membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 declarou “Todo mundo sabe que já está atrasado mesmo”. 

Os atrasos nas obras podem afetar diretamente as medidas de sustentabilidade dos estádio. O não cumprimento dos prazos, acaba reduzindo a prioridade com as questões ambientais e de acessibilidade, perante a necessidade de se concluir as obras com velocidade. A Arena Castelão, em Fortaleza foi o primeiro estádio inaugurado, em dezembro de 2012 foi o único a receber a Certificação Ambiental do Estádios, condição exigida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico(BNDES).


Nas manifestações de Junho de 2013 os brasileiros foram às ruas contra os altos gastos públicos com a Copa do Mundo de 2014 e exigiram mais investimentos em saúde, educação, transporte e segurança. Os protestos questionaram sobre as prioridades do país com tantas desigualdades. A Suécia, por exemplo, recusou os Jogos Olímpicos de 2022 para evitar gastos públicos, seus governantes entenderam que há outras questões mais importantes para investirem. 





Torcida organizada: Alegria ou destruição ?


Salvador, 16 de janeiro de 2014.
Por: Tainan Mendes




As torcidas organizadas sempre fizeram a alegria dos estádios, com seus cânticos, suas bandeiras, e assim, se tornaram numa espécie de 12º jogador. Foram criadas com o intuito  de apoiar o time nas arquibancadas, num só objetivo : ver sua equipe vencer. Mas, nos últimos tempos, as organizadas  têm se notabilizado pela violência. Em 2013 com a chegada dos estádio padrão Fifa, sem divisórias entre uma torcida e outra, os problemas só se agravam, se tornando cada vez mais difícil combater a violência.

Guilherme Duarte, estudante de engenharia e frequentador assíduo dos estádios de futebol, retrata a importância   e a emoção que as organizadas transmitem nos jogos:
“As torcidas organizadas apoiam o time nas arquibancadas o jogo inteiro, sem desanimar. Todos juntos num só grito, numa só coreografia, e numa batida que embala o coração!”

As torcidas organizadas, têm um papel dentro do clube que vai além das quatro linhas. Os torcedores visitam CT's das equipes, acompanham treinos, entrevistas coletivas, fazem festa no aeroporto e algumas delas, inclusive, chegam a prestar serviços aos clubes. Porém, esses mesmos torcedores apresentam um nível de exigência muito maior do que os demais. A exigência é tamanha que quando a equipe não vai bem, é comum ver integrantes das torcidas envolvidos em inúmeras confusões, atos de vandalismos, a ponto dos próprios jogadores se sentirem acuados por conta das ameaças sofridas.
A rivalidade entre as organizadas  é tamanha, que não é  mais novidade vermos nos noticiários pessoas mortas após confrontos entre torcidas rivais. Algumas vezes o confronto é interno.

Ao falar da violência, Guilherme Duarte relata o  quadro de horror causado pelas confrontos.
“Devido a paixão pelos clássicos, cresce a rivalidade, não só dentro de campo como fora. Se espalham pelas arquibancadas, chegam as organizadas, que fazem das ruas e arquibancadas verdadeiros campos de guerra. As provocações passam de verbais para agressão física, e não há respeito pelo sexo, pela idade, pelo ser humano em si, o que interessa é exterminar o adversário do mapa.”

As provocações começam muito antes dos jogos, através da internet, e sem perder tempo são marcados os encontros, ou melhor, as guerras. Muitos clubes vêm recebendo punições pelo mal comportamento dos seus torcedores. Um retrato dessas atos, ocorreu na ultima rodada do Brasileirão 2013, em Joinville, no jogo entre Atlético- PR e Vasco. Na oportunidade o Atlético brigava por uma vaga na libertadores e o Vasco lutava contra o rebaixamento. O jogo acabou 5x1 para os paranaenses, garantindo uma das vagas na Libertadores e culminando na queda da equipe carioca para Serie B do Brasileirão, mas infelizmente a tarde do dia 08/12/2013 foi marcada pelos atos de selvageria proporcionado pelas torcidas do Atlético e Vasco, onde diversos torcedores saíram feridos. Com o ocorrido as duas equipes foram punidas pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Atlético- PR, clube mandante do jogo foi punido com a perda de 12 mandos de campo, sendo seis com portões fechados, além de pagar uma multa de R$ 140 mil. Enquanto o Vasco foi condenado a perda de 8 mandos de campo, sendo 4 com portões fechados, além de ter que pagar uma multa de R$ 80 mil. Fato é que nada disso apaga as cenas de terror vivenciada naquela tarde. Desta maneira pessoas que costumavam ir assistir seu time do coração jogar, em busca de um espetáculo, preferem ficar em casa para não sofrerem com os vândalos.



Caio Cesar outro frequentador dos estádios de futebol mostra indignação com  a forma que algumas organizadas ou integrantes têm se comportado. O jovem chega a sugerir a extinção das organizadas.
“As organizadas deveriam  ser extintas, pois na grande maioria estão acabando com a paz nos estádios e arredores. Deveria ser feito igual a Inglaterra que extinguiram os hooligans, torcida organizada do clube inglês West Ham. No geral os clubes estão tendo um prejuízo enorme com as torcidas.
O verdadeiro torcedor vai para o estádio  torcer pelo seu time
e não para depredar o patrimônio.”
Como tudo na vida, existem dois lados. No caso das organizadas, costumam promover um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas, mas estragam tudo com atos criminosos que mancham a imagem da torcida e consequentemente do clube. A expectativa é que em 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil as torcidas voltem a promover seus espetáculos em paz e com muita alegria !







Importância do esporte


Por : Tainan Mendes


Qual a importância da pratica de esportes para a qualidade de vida de uma sociedade? Com certeza as respostas serão as mais diferentes possíveis, afinal, seria impossível uma única definição a respeito do tema.

Nos dias atuais, a pratica de alguma modalidade esportiva vem se tornando cada vez mais importante. Diversas empresas estão adotando a pratica de esportes para melhorar a auto-estima e o desempenho de seus funcionários, além, claro, da preocupação com a saúde, afinal, quem pratica esporte, consequentemente tem uma vida mais saudável e mais duradoura. Uma das empresas pioneiras a aderir o esporte para melhorar a produção e elevar a auto-estima dos funcionários, foi o Pão de Açúcar, onde foi criado um espaço chamado, Açúcar Clube. Outra empresa que aposta na ideia é a Petrobras.

Além dos benefícios que traz a saúde, o esporte assume um papel importante na inclusão social.  Com o crescente índice da violência, a pratica de uma modalidade esportiva se torna uma importante arma para afastar os jovens das drogas, da criminalidade.  Através dessas atividades, aprendem a trabalhar em equipe, respeitar o próximo, além da disciplina- aprendendo a respeitar regras. Tudo isso, sem contar, que muitos desses jovens veem o esporte como um divisor de águas para melhorarem de vida.

Se educação e esporte andarem juntos, podemos construir um futuro diferente!

Nenhum comentário:

A Tocha Olímpica chega a Salvador

Por: Tainan Mendes A espera acabou. Após passar por 19 cidades baianas, a tocha olímpica chega hoje (24, de maio, de 2016) a Salv...